Image
Voltar ao topo
Exibir menu
8 de novembro de 2013

Jukebox #1: Universo Paralelo

Uma playlist com 10 músicas cuidadosamente selecionadas para instigar uma pequena viagem ao universo paralelo em sua mente. Aproveite a viagem!

Jukebox – Universo Paralelo by Cultpopshow on Mixcloud

Quem é que nunca ouviu uma música e se remeteu ao espaço sideral quase que intuitivamente? Algumas músicas têm o poder de fazer com que a gente sinta, ludicamente, coisas que provavelmente nunca poderemos sentir, como a mencionada viagem ao espaço.

Se você nunca passou pela experiência, escute nossa playlist com músicas cuidadosamente selecionadas para instigar uma pequena viagem ao universo paralelo em sua mente. Ao final, deixe sua sugestão.

Qual música ou banda faz com que você se sinta no universo ou numa viagem rumo a ele? Lembre-se: pode ser pela letra, pelo título, pela melodia, pelo ritmo, pela vibe.

Phoenix – Bankrupt!

Phoenix - Universo Paralelo
A banda francesa Phoenix surgiu em 1999, no mesmo cenário musical em que nasceu Daft Punk. Envolvidos pelo indie pop e por uma pegada electro rock, os meninos de Versailles ganharam notoriedade em 2004, depois de terem a música Too Young, um de seus maiores hits, utilizada na trilha sonora de Lost in Translation, de Sofia Coppola. Nesta playlist, figuram com “Bankrupt!”, música lançada em 2013, no álbum homônimo e utilizada em outra película de Coppola, o recente The Bling Ring. Aliás, este último rendeu um ótimo texto sobre vilões e anti-heróis aqui no Cult Pop Show.

MGMT – 4th Dimension Transition

MGMT - Universo Paralelo
Nascidos no Brooklyn, em Nova York, MGMT é composta por Ben Goldwasser e Andrew VanWyngarden. Os dois utilizam de pop psicodélico aliado a uma pegada eletrônica para fazer o diferencial em seu trabalho. No início de sua carreira, saíram em turnê com a banda Of Montreal, fazendo os shows de abertura. São diversas as músicas em que podemos identificar uma possível viagem ao espaço, mas a escolhida aqui foi “4th Dimension Transition”, do Oracular Spectacular, primeiro álbum de estúdio do duo norte-americano.

Scissor Sisters – Invisible Light

Scissor Sisters - Universo Paralelo
A também nova-iorquina Scissor Sisters é conhecida por sua irreverência, principalmente em apresentações ao vivo. Formada em 2001, a banda consegue nos transportar ao universo com o hit “Invisible Light”. Vale lembrar que o videoclipe desta música é sensacional.

The Maccabees – Pelican

The Maccabees - Universo Paralelo
Os garotos do The Maccabees são do sul de Londres, com base em Brighton. O nome da banda foi escolhido aleatoriamente, pegando uma bíblia e selecionado um nome ao léu. Vale ressaltar que nenhum dos garotos do grupo é religioso. A música deles que entra para a playlist é “Pelican”. Além da sonoridade, o videoclipe da música nos remete totalmente ao espaço, numa lúdica viagem mental-espacial.

Vampire Weekend – Ya Hey

Vampire Weekend - Universo Paralelo
Os meninos do Vampire Weekend fazem uma mistura que vai do afro-beat ao indie rock, e produzem um som original. Formada em Nova York, a banda surgiu em 2006, e seus discos possuem muita experimentação. Seus videoclipes também são sempre visualmente criativos. A música selecionada para a playlist, “Ya Hey”, é do último disco da banda, Modern Vampires of the City, lançado no início de 2013.

The Drums – Searching For Heaven

The Drums - Universo Paralelo
Mais uma banda formada no Brooklyn, em Nova York. O grupo surgiu dos remanescentes de um outro projeto que não deu muito certo, o Elkland. A música escolhida é “Searching For Heaven”. O título é sugestivo e a roupagem da música propicia uma lúdica viagem ao espaço.

Frank Ocean – Pyramids

Frank Ocean - Universo Paralelo
O rapaz vem ganhando notoriedade há relativamente pouco tempo com o excelente Channel Orange, disco lançado no meio do ano passado. Mas, a história do artista já é longa, pois está na estrada desde 2005. Escreveu músicas para Beyoncé (“I Miss You”), John Legend e Brandy. Já trabalhou com Nas e Pharrell Williams. Uma curiosidade: sua primeira mixtape, Nostalgia, lançada em 2011, utilizou samples de músicas como “Electric Feel”, do MGMT. Aqui, Frank Ocean figura a lista com “Pyramids”, uma das melhores faixas do seu último disco, e que também providencia uma viagem ao universo.

Portishead – Humming

Portishead - Universo Paralelo
Uma das grandes representantes do trip-hop é, sem dúvida, a excelente Portishead. Criada em 1993, a banda de Bristol, Inglaterra, é carregada de uma batida hipnotizante e vocais deliciosos. Das diversas músicas do grupo que induzem a uma viagem ao espaço, escolhemos “Humming”.

How to Destroy Angels – The Space Between

How to Destroy Angels - Universo Paralelo
O projeto é formado por Trent Reznor (líder do Nine Inch Nails), sua esposa Mariqueen Maading, da banda West Indian Girl e por Atticus Ross. A experimentação do trio é evidente e possuem faixas magníficas, o que se pode observar desde o EP de estreia (que recebeu o mesmo nome do projeto) até o disco de estreia, Welcome Oblivion, lançado em março deste ano. Aqui, foi selecionado “The Space in Between”, com título e roupagem que proporcionam uma rápida viagem ao universo.

LCD Soundsystem

LCD Soundsystem - Universo Paralelo

Infelizmente, o projeto não existe mais desde 2011, mas deixou frutos excelentes. Durante 10 anos, James Murphy comandou o LCD Soundsystem, uma mistura de punk com música eletrônica. Para a lista, escolhemos “I Can Change” com sua roupagem eletrônica e que nos remete a uma viagem dentro de uma nave espacial até o espaço.

Bônus

Zémaria – Any Distance e The Space Ahead

Zémaria - Universo Paralelo
A excelente banda Zémaria, brasileiríssima, do Espírito Santo, produz um som muito original para o cenário brasileiro. O grupo utiliza como base a música eletrônica, mas dialoga com diversos ritmos, passeando por sons brasileiros, sintetizadores, punk, funk e outros. Selecionamos duas faixas que, pela sonoridade e roupagem, dão vazão a uma animada viagem ao universo.

/ Gostou deste post? Então experimente nossa newsletter semanal. Assine nossa newsletter.

/

Goiano, casado, jornalista, apaixonado por cultura e concurseiro. Morou em Brasília, no Rio de Janeiro e atualmente mora em Goiânia. Gosta muito de debates, pois acredita que as discussões enriquecem a todos. Mais textos de Lucas no New Home.

  • Edgar Fonseca

    Adiciona aí nessa lista o cd “Man on The Moon – The End of Day” completo do Kid Cudi rs

    • Lucas Soares

      Conheço pouca coisa dele, mas está anotada a sugestão. Baixando o disco em 3, 2, 1… Obrigado.

      • Edgar Fonseca

        rs, boa!

  • Lucas Soares

    Conheço pouca coisa dele, mas está anotada a sugestão! Obrigado.

/CultPopShow © 2008-2014. Todos os direitos reservados.   |   Agência WCK