Image
Voltar ao topo
Exibir menu
6 de agosto de 2014

5 links essenciais para entender melhor o confronto Israel-Palestina + 1 vídeo

A guerra Israel-Palestina é tão complexa que fica fácil se perder em meio a tantas informações. Aqui estão 5 links que vão te ajudar a entender melhor o conflito.

Faixa de Gaza

Os jornais, revistas e sites costumam abordar a guerra Israel-Palestina como se todo mundo soubesse o que está acontecendo ou, até mesmo, o que já aconteceu. A verdade é que o confronto é tão antigo e possui tantos lados, que é fácil ficar perdido em meio a avalanche de informações. No caso, ter uma visão geral é imprescindível para entender o status quo. Sem falar que, na tentativa de se mostrar imparciais, muitos veículos ecoam de maneira extremista, confundindo ainda mais os leitores.

Pensando nisso, separamos 5 links de 5 canais que cobrem de modo ponderado o conflito Israel-Palestina para você compreender melhor o cenário:

Guia para entender o conflito Israel-Hamas sem precisar ler extremistas

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão, resume de maneira razoável em seu blog as principais questões sobre Israel-Palestina. Chegou até a montar um ótimo guia com os pontos básicos do conflito. Clique para ler!

9 questões sobre o conflito Israel-Palestina que você tinha vergonha de perguntar (em inglês)

Como, quando e por que Israel começou a invadir a Palestina? Mas afinal, o que é a Palestina? E Israel? Estas e outras dúvidas são algumas que muitos não têm coragem de expor. O site Vox respondeu a 9 delas em um único post. Clique para ler!

Tudo o que você precisa saber sobre Israel-Palestina (em inglês)

Outro link altamente recomendado do Vox, que junta os pedaços essenciais do confronto num especial em formato cards. Se você quer se aprofundar no assunto, a abordagem aqui é bem mais detalhada do que o link acima, e vale muito a pena dar uma olhada. Clique para ler!

As negociações darão em lugar nenhum (em inglês)

O historiador israelense Benny Morris, no The Daily Beast, explica por que Israel não acredita num acordo pacífico tão cedo. Clique para ler!

Ainda há esperança de paz no Oriente Médio? (em inglês)

Rashid Khalidi, professor de História Árabe Moderna na Columbia University, esclarece por que os palestinos ainda continuam céticos sobre qualquer solução entre Israel-Palestina neste coerente artigo para o The New York Times. Clique para ler!

Cinco câmeras quebradas (2011)

O documentário Cinco câmeras quebradas, sob a perspectiva palestina, apresenta a convivência impraticável entre os palestinos e israelenses. Filmado por Emad Bornat, morador de Bil’In, uma vila na Cisjordânia, através de cinco câmeras quebradas no confronto constante entre os dois Estados — daí o nome —, o filme foi indicado ao Oscar em 2013 e ganhou versão legendada na internet. Vale o play!

/ Gostou deste post? Então experimente nossa newsletter semanal. Assine nossa newsletter.

/

Conteúdo que alimenta a mente. Música, cinema, TV, moda, fotografia, arte e comportamento. Um verdadeiro polimorfismo cultural.

/CultPopShow © 2008-2014. Todos os direitos reservados.   |   Agência WCK