Image
Voltar ao topo
Exibir menu
29 de setembro de 2014

5 ferramentas para ajudar você a escolher o seu candidato

Ainda não sabe em quem votar? Listamos 5 ferramentas que vão te ajudar a escolher e acompanhar o seu candidato.

bandeira brasileira

Estamos na semana de eleição e muita gente ainda não sabe para quem destinar o seu voto. Segundo a pesquisa do IBOPE, por exemplo, apenas 12% dos paulistas sabem em quem votar para deputado. A proporção desse número para todo o Brasil deve ser assustadora. Quase sempre as pessoas escolhem seus candidatos em cima da hora, sem ao menos conhecerem suas propostas e programas e, bem, nem preciso falar o quanto isso é ruim para nossa política, certo? 

Em 2014, acredito que pela primeira vez na história, a internet e as redes sociais estão desempenhando um papel decisivo nas eleições. Candidatos que não tinham tanta visibilidade ou estrutura grande de campanha viram seus números decolarem com vídeos online, entrevistas e memes que caíram no gosto popular e ajudaram a deixar mais claro seus ideais. Sem falar que os brasileiros parecem estar mais dispostos a discutirem sobre política. 

Felizmente, como parte desse movimento, muitas ferramentas e projetos online foram criados para facilitar a escolha do seu candidato. Com a ajudinha de amigos, listei aqui 5 deles bem legais e eficazes. 

Voto x Veto

Voto x Veto

O aplicativo é uma espécie de “Tinder dos candidatos” que mostra os planos de governo apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de todos os presidenciáveis. No caso, as propostas vão sendo dispostas para você curtir ou rejeitar. Conforme você vai deslizando, o Voto x Veto organiza os candidatos por ordem de compatibilidade com o que você acredita.  

Projeto Brasil

Projeto Brasil

O Projeto Brasil é uma iniciativa que busca tornar a política brasileira mais transparente, competente e democrática, como diz o site. A ideia procura fazer isso aproximando os políticos dos eleitores a partir do uso de tecnologias web e mobile. Na primeira etapa, no período pré-eleitoral, a ferramenta busca e organiza as propostas dos candidatos a presidência, possibilitando a participação ativa dos eleitores com avaliações, comentários e compartilhamentos. Na segunda etapa, durante o governo, o projeto guarda as propostas e promessas feitas pelos candidatos e acompanha o que está sendo cumprido ou não, informando a população e dando a oportunidade da mesma questionar o não cumprimento dos planos. 

Ranking Políticos

Ranking Políticos

O site Ranking Políticos já é bem conhecido dos brasileiros. O projeto usa dados públicos de diversas fontes confiáveis para dar ou tirar pontos dos políticos, organizando um ranking que compara cada candidato. O site considera critérios que vão desde a presença do candidato nas sessões da Câmara até a processos judiciais que apontam possíveis casos de corrupção. CONTRA: não leva em conta temas sociais, como aborto, pena de morte, liberação da maconha, etc.

#VoteLGBT 

#VoteLGBT

Mais um projeto baseado nos programas de governo dos candidatos, a diferença é que o #VoteLGBT é direcionado para a representatividade pró-LGBT. Os candidatos podem ou não ser gays, porém todos incluem em seus planos questões pertinentes à comunidade LGBT.

Newsletter incancelável

Newletter Incancelável

Criada pela LiveAD e Newsmonitor, a Newsletter Incancelável é uma ferramenta que ajuda a escolher e acompanhar o seu voto. Mensalmente, boletins com notícias sobre os políticos que você escolher são enviados, pelos próximos 4 anos. E sem a possibilidade de cancelamento. No entanto, como as eleições estão prestes a acontecer, a ferramenta é bem-vinda para ajudar você a acompanhar os conteúdos mais relevantes sobre seus candidatos durante seus mandatos, de uma maneira prática e regular.

E você, conhece alguma outra ferramenta? Por favor, deixe ali nos comentários!

(Dica de post: Rodrigo Turra)

/ Gostou deste post? Então experimente nossa newsletter semanal. Assine nossa newsletter.

/

Criador do @cultpopshow, amante de cultura pop e boas conversas. Faminto por novas ideias e fascinado pela história da juventude. Ama ler, escrever, ouvir músicas e assistir a séries de TV.

/CultPopShow © 2008-2014. Todos os direitos reservados.   |   Agência WCK